Certificado DRT

A. REGISTROS PROFISSIONAIS COM ESPECIALIZAÇÃO EM ÁUDIO:

DRT de Técnico de Som ou Técnico de Áudio
DRT de Audio
Ao concluir um Programa na Audio Academy, obtendo seu Certificado (75% de frequência e 70% de aproveitamento), o aluno pode requerer um encaminhamento para um  DRT de Áudio, também chamado de Registro Profissional – reconhecido pelo Ministério do Trabalho.
 

1. Operador de Som de Estúdio

DRT de Áudio - Operador de Som de Estúdio

Na Especialização “Operador de Som de Estúdio”, o aluno aprende a operar o equipamento de som no estúdio: microfones, mesas, equalizadores, gravadores de som e demais equipamentos relacionados com o som e seu registro.

2. Operador de Áudio

DRT de Áudio: Operador de Áudio

Na Especialização “Operador de Áudio”, o aluno aprende a operar a mesa de áudio durante gravações e transmissões, respondendo por sua qualidade. Na primeira parte serão abordados mesas analógicas e digitais, e na segunda parte são abordadas as estruturas de ganho e fluxo de sinal.

3. Técnico de Áudio

DRT de Áudio: Técnico de Áudio

Na Especialização “Técnico de Áudio”, o aluno aprende a fazer manutenção de toda a aparelhagem de áudio; efetua montagens e testes de equipamentos de áudio, mantendo-os dentro dos padrões estabelecidos.

4. Operador de Microfone

DRT de Áudio: Operador de Microfone

Na Especialização “Operador de Microphone”, o aluno aprende a cuidar da transmissão via microfones dos estúdios ou gravações externas de televisão, até as mesas controladoras, sob as instruções do diretor de imagens ou do operador de áudio.

5. Operador de Mixagem

DRT de Áudio: Operador de Mixagem

Na Especialização “Operador de Mixagem”, o aluno aprende a operar máquinas gravadoras e reprodutoras de som, mesa, equalizador e mixagem, passando para um único canal os sons derivados de diversos canais em conjunto.

6. Sonoplasta

DRT de Áudio: Sonoplasta

Na Especialização “Sonoplasta”, o aluno aprende a executar e realizar efeitos especiais de fundo sonoro, pedidos pela produção ou direção dos programas, além de fazer a sonorização de programas.

7. Operador de Gravações

DRT de Áudio: Operador de Gravações

Na Especialização “Operador de Gravações”, o aluno aprende a fazer gravações de textos, músicas, vinhetas, comerciais, etc., para serem utilizadas no mercado, encarregado-se da manutenção dos níveis de áudio, equalização e qualidade do som.

IMPORTANTE: Para ser encaminhado para o DRT, precisa ter residência no Estado de São Paulo.

B. REGISTROS PROFISSIONAIS COM ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO MUSICAL:

DRT de Técnico de Som ou Técnico de Áudio
DRT de Producao
Ao concluir um Programa na Audio Academy, obtendo seu Certificado (75% de frequência e 70% de aproveitamento), o aluno pode requerer um encaminhamento para um DRT de Produção, também chamado de Registro Profissional – Reconhecido pelo Ministério do Trabalho.
 

1. Diretor Artístico ou de Produção

DRT de Produção - Diretor Artistico

Na Especialização “Diretor Artístico ou de Produção”, o aluno aprende a ser responsável pela execução dos programas, a supervisionar o processo de recrutamento e seleção de profissionais necessários, principalmente quanto à escolha dos produtores e coordenadores de programa. Depois de pronto, aprende como colocar os programas à disposição do Diretor de Programação.

2. Diretor Musical

DRT de Produção: Diretor Musical

Na Especialização “Diretor Musical”, o aluno aprende a ser responsável pela produção musical da programação, trabalhando em harmonia com o produtor de programas na transmissão e/ou gravação de números e/ou espetáculos musicais.

3. Diretor de Programas

DRT de Produção: Diretor de Programas

Na Especialização “Diretor de Programas”, o aluno aprende a ser responsável pela execução de um ou mais programas individuais, conforme lhe for atribuído pela Direção Artística ou de Produção, sendo também responsável pela totalidade das decisões que resultam na elaboração do programa, deixando-o pronto para ser transmitido ou gravado.

4. Assistente de Produção

DRT de Produção: Assistente de Produção

Na Especialização “Assistente de Produção”, o aluno aprende a ser responsável pela obtenção dos meios materiais necessários à realização de programas, auxiliando o coordenador de produção durante os ensaios, encenação ou gravação de programas. Convoca os elementos envolvidos no programa a ser produzido.

5. Coordenador de Produção

DRT de Produção: Coordenador de Produção

Na Especialização “Coordenador de Produção”, o aluno aprende a ser responsável pela obtenção dos recursos materiais necessários à realização dos programas, bem como pelos locais de encenação ou gravação, pela disponibilidade dos estúdios e das locações, inclusive instalação e renovação de cenários. Planeja e providencia os elementos necessários à produção juntamente com o produtor executivo, substituindo-os em suas ausências.

6. Discotecário

DRT de Produção: Discotecário

Na Especialização “Discotecário”, o aluno aprende a organizar e dirigir os trabalhos de guarda e localização de discos, fita e cartuchos, mantendo o material devidamente fichado, para uso imediato pelos produtores.

7. Produtor Executivo

DRT de Produção Musical: Produtor Executivo

Na Especialização “Produtor Executivo”, o aluno aprende a organizar e produzir programas de rádio de qualquer gênero, inclusive tele-noticiários ou esportivo, supervisionando a utilização de todos os recursos neles empregados.

IMPORTANTE: Para ser encaminhado para o DRT, precisa ter residência no Estado de São Paulo.


Para que preciso de DRT?

carteira de trabalho: DRT Técnico de Som e Operador de SomAs profissões de Técnico e Operador de Som, são regulamentadas e estão sujeitas às leis trabalhistas. Para ter carteira assinada como Técnico de Som (ou Operador de Som), é necessário possuir registro em DRT. Algumas empresas públicas (estados ou municípios, por exemplo), ligadas a entidades profissionais (como o SESC e SENAI) e concessionárias (como empresas de rádio e TV), só contratam profissionais reconhecidos pela DRT.
DRT quer dizer Delegacia Regional do Trabalho, mas a sigla também vem sendo usada por profissionais para se referir ao Documento de Registro Técnico, emitido pelo orgão. Esse registro na Carteira de Trabalho representa para o Técnico de Som o mesmo que o número do CRM significa ao médico, ou CREA para engenheiros. Ou seja, é um reconhecimento oficial de sua capacitação profissional.
Este documento se insere na luta dos trabalhadores deste setor, na busca de obter do poder público a aprovação de seu trabalho como uma atividade profissional legal, reconhecida e protegida por lei.

Quais são as condições para receber o DRT?

Para que o aluno receba um DRT, ele deve ir a um órgão autorizado a emiti-lo, seja no Ministério do Trabalho ou sindicado correspondente do seu estado. Como em cada estado as regras podem variar, você deve se informar junto a um órgão local. Geralmente, tal órgão lhe cobra uma taxa, pede-lhe para fazer uma prova e assistir a uma palestra. Os alunos recém-formados na Audio Academy, que vão cadastrar-se junto ao Sindicato Paulista, podem levar seus Certificados para dar entrada. Geralmente, nosso convênio com o Sindicato do Estado de São Paulo acaba ajudando-o a emitir o DRT com maior facilidade.

Fica expressamente esclarecido que a Audio Academy não é o emissor do Registro de Trabalho (DRT) e não pode ser responsabilizado por qualquer dificuldade ou problema referente a emissão deste.

Quais são as profissões de Áudio que precisam de DRT?

    • Operador de Som

Monta e opera a aparelhagem de som, reproduz a trilha sonora do espetáculo.

    • Técnico de Som

Instala e repara os equipamentos de som de acordo com a direção; fornece manutenção a esses equipamentos; auxilia tecnicamente o Operador de Som, quando necessário.

    • Diretor de Produção

Encarrega-se da produção do espetáculo junto à equipe técnica e artística; analisa e planeja as necessidades de montagem; controla o andamento da produção, dando cumprimento a prazos e tarefas.

    • Sonoplasta

Elabora o fundo musical ou efeitos sonoros especiais, ao vivo ou gravados, selecionando músicas, efeitos adequados ao texto e de comum acordo com a equipe de criação; pesquisa as músicas, ou efeitos, para montar a trilha sonora; pode operar a mesa de controle, produzindo os efeitos planejados ou ensaia o operador de som.

    • Editor de Áudio

Encarrega-se da revisão e sincronização dos diálogos dublados; sincroniza as “bandas Internacionais” e marca as correções a serem feitas na mixagem.

    • Microfonista

Assiste o Técnico de som; monta e desmonta o equipamento, zelando pelo seu bom estado; posiciona os microfones; confecciona os boletins de som.

    • Técnico-Operador de Mixagem

Encarrega-se de reunir, em uma única pista, todas as pistas sonoras de um filme após submetê-las a vários processos de equalização sonora.

    • Técnico de Som

Realiza a interpretação e registro durante as filmagens dos sons requeridos pelo Diretor Cinematográfico, indica o material adequado ao seu trabalho e à equipe que o assiste; examina e aprova do ponta de vista sonoro as locações internas e externas, cenários e figurinos. Orienta o Microfonista, acompanha o acabamento do filme, a transcrição do material gravado para magnético perfurado, a mixagem e a transcrição ótica.

    • Técnico em Tomada de Som

Realiza a gravação de vozes, ruídos e músicas, em estúdio de som; opera a mesa de gravação; executa equalizações sonoras.

    • Técnico em Transferência Sonora

Realiza a transferência de sons gravados em discos, fitas magnéticas ou óticas, para fitas magnéticas ou negativo ótico; realiza testes de ajuste do equipamento e da qualidade do negativo ótico revelado.

(fonte: Decreto N. º 82.385 de 05 de Outubro de 1978)


 

Registro Profissional de Áudio

Você tem pressa para ter o seu DRT? Cursos EAD em 12 Semanas

O Programa DRT de Áudio consiste dos seguintes Cursos acima, que podem ser comprados de forma avulso. O aluno será encaminhado para o Sindicato relevante a sua escolha de carreira para receber o Registro Profissional (também chamado de DRT de Áudio). O aluno precisa ter 75% de aproveitamento no curso e ter um comprovante de […]

DRT de Áudio - Registro de Trabalho

Relato de um aluno: “Como eu consegui o meu DRT”

“Me chamo Michael Verdovelli, sou do Paraná e cursei o Audio Engineering Program (AEP) entre 2009 e 2010. Tive muita felicidade durante e após o curso, pois me abriu novas oportunidades de trabalho, além do conteúdo ser extremamente empolgante. Na Academia, desde o principio pude notar o empenho dos professores e funcionários, buscando oferecer aos alunos um lugar aconchegante e inspirador […]