Certificado DRT
Estudio de Gravação com Cursos de Áudio

Entrevista com Omid Bürgin

Estudio de Gravação com Cursos de Áudio

Entrevista com Omid Bürgin

*Confira abaixo entrevista com Omid Bürgin, responsável pelo funcionamento da escola no país, mestre pela Universidade da Califórnia (UCLA), músico, produtor, etnomusicólogo e projetista acústico, com mais de 15 anos de experiência nos principais estúdios de Los Angeles.

Omid, sabemos que a indústria fonográfica enfrenta um momento de transição do mercado físico para o digital. Mas, mesmo assim, o mercado do Áudio continua crescendo. Como você entende isso?

Sim, o mercado da indústria fonográfica está sofrendo com as mudanças tecnológicas. Qualquer um pode produzir e distribuir…Hoje, temos a pirataria, por exemplo. Mas acredito que o mercado de Áudio continua crescendo porque estamos conseguindo nos adequar a esse novo perfil de mercado, e porque o som é elemento fundamental de todas as culturas humanas, faz parte de todos os eventos sociais, está também nos shoppings, aviões…

Novos desafios

Qual o maior desafio das produções contemporâneas?

Uma produção contemporânea não é mais uma instituição elitista. Hoje, como qualquer pessoa pode produzir em casa, em um PC, o nível de qualidade das mixes caiu expressivamente nos últimos 10 anos. E isso, nem tanto pela falta do equipamento, mas pela falta de um técnico de mixagem formado e com anos de experiência…Quantas vezes é somente na masterização que falhas de gravação e mixagem são corrigidas? Desta forma, a masterização contemporânea é muito mais envolvida no processo de produção musical, que uma masterização tradicional.

Qual será o desafio do profissional do Áudio no futuro?

Acredito que o mercado do Áudio será bem mais democratizado. Com menos monopólio das gravadoras e equipamentos vastamente disponíveis, vai ser muito importante ter profissionais com conhecimento e experiência não só na área do Áudio mas, em todas as áreas que compreendem a música.

Nova Audio Academy

Quais as suas expectativas com a Audio Academy e o que nossa expansão pode significar para o Brasil?

Nós estamos ampliando nosso espaço. Mas nossos objetivos continuam sendo os mesmos de quando chegamos no Brasil: estabelecer o ensino correto do Áudio e Produção Musical, mostrando mais presença. Queremos aumentar a credibilidade do setor no país e lá fora. O brasileiro é muito criativo, um dos povos mais criativos que conheci por minhas andanças pelo mundo. Mas os conhecimentos legitimamente profissionais em Inteligência em Áudio ainda são dominados por poucos. Viemos compartilhar nossos conhecimentos para que se tape esse abismo entre a criatividade e o conhecimento técnico. No geral, o conhecimento técnico do brasileiro em Áudio não acompanha sua criatividade musical. Temos grandes objetivos: profissionalizar com qualidade o mercado da indústria musical brasileira. E queremos ainda unificar os agentes culturais, especialmente por meio dos nossos cursos de Music Business, acho que são nossos principais objetivos.

Objetivos que a Audio Academy parece estar alcançando. Concorda, Omid?

O que mais me realiza é ver o sucesso artístico e técnico dos nossos alunos. Muitas vezes recebemos profissionais já formados e reconhecidos no mercado, para fazer cursos de especialização com a gente. Isso mostra a disposição do mercado em querer aprender, se profissionalizar e adquirir o conhecimento em Áudio dos profissionais de fora da América Latina. Procuramos nivelar seus conhecimentos com o conhecimento dos profissionais de Los Angeles, por exemplo, que são a referência nas pesquisas e aprimoramentos do setor.