Audio Academy
...
TV record ressoar multimeios

Estúdio Livre!

A Audio Academy e o projeto social (e musical)

Nesta última sexta-feira recebemos com muito carinho cinco jovens alunos do Projeto Ressoar Multimeios, projeto de inclusão social do Ressoar – Instituto de Responsabilidade Social da Rede Record.

Cedemos nosso estúdio para que a turma pudesse gravar o coral de voz, o baixo, o violão, a guitarra e a bateria de “Atrás de Um Sonho”. Essa foi a música-tema do projeto, que curiosamente ganhou vida, enquanto Marcelo Souza (23) passava sua pequena compra no caixa de um supermercado. “Pensei na letra do refrão ali na hora e escrevi na nota fiscal que a moça do caixa me entregou. Quando cheguei em casa fiz o arranjo no violão”, conta Marcelo, músico autodidata e um dos 110 alunos beneficiados pelo instituto.

Ao entrar em nosso estúdio, Marcelo – de Hermelino Matarazzo, zona leste da capital – confessa que se surpreendeu. “Desde os 13 anos canto e toco um pouco de tudo, mas ainda não tinha entrado num estúdio desse jeito. Gente: fiquei em choque!”, foram as palavras do estudante.

Projeto Ressoar Multimeios

O Ressoar Multimeios teve 800 inscritos, 600 deles passaram por entrevistas. 130 foram escolhidos para aprenderem na prática conceitos de Fotografia, Vídeo, Áudio e Design no prédio da faculdade Anhembi Morumbi da Av. Paulista. “Tínhamos alunos que nem conheciam a área da comunicação social. O contato fez com que muitos decidissem continuar seguindo este ramo. Já temos alunos colocados no mercado de trabalho. Temos boas possibilidades de levar o mesmo projeto para o Rio de Janeiro, em 2010”, adianta Guilherme Missumi, coordenador técnico do Ressoar Multimeios.

A tarde foi animada, mas Marcelo,  Janaína,  Wendy,  Thyesa  e Virgínia não imaginavam que gravar o coral de vozes, instrumentos, mixar e masterizar o tema poderia dar tanto trabalho. “Eu pensava que daria pra gravar tudo de uma vez, mas não dá, tem que ser em partes. É demorado, mas é divertido!”, diz Wendy Valério (18), a estudante da Vila Matilde que pretende seguir carreira no jornalismo e que soltou a voz junto às colegas no estúdio.

Mobilização para o projeto

César Pires de Aquino, diretor do curso de Composição da Audio Academy esteve junto a Martin Guderle, nosso chief engineer dando suporte para a turma. Ele regeu, cantou e até Baixo tocou neste dia. “Deu pra sentir que tudo era novidade para eles. Me chamou à atenção o fato de conseguirem se integrar ao processo como um todo, independente de suas habilidades. Eles perceberam que cada um ali tinha papel importante na produção do tema. Isso fez essa tarde de gravação ainda mais prazerosa”, conta César, satisfeito.

A Audio Academy tem desenvolvido projetos no âmbito social, em parcerias com ONG’s, prefeituras e governos Estadual e Federal. É uma colaboração para a profissionalização de pessoal em regiões onde o desenvolvimento da inteligência em áudio ainda é bastante defasado.

“Todo projeto cujo objetivo for transmitir conhecimento vai receber apoio para que seja desenvolvido em nosso espaço, sem qualquer custo”, diz Omid Bürgin. “Não à toa disponibilizamos bolsas integrais, parciais e bolsas de trabalho aqui na Audio Academy. Reconhecemos que existem talentos que precisam apenas de oportunidades. Eu nunca me arrependi em investir num grande talento. Esta tática nunca falha!” , brinca.

A gravação de “Atrás de um sonho”

Marcelo fez a voz de “Atrás de Um Sonho” e ainda gravou as linhas de guitarra e violão. Suas colegas de curso nunca tinham cantado, mas arriscaram com sucesso o coro de vozes. Teve também a participação de Fernando Alckmin, nosso gerente administrativo. Martin, nosso engenheiro técnico gravou a bateria. “Atrás de Um Sonho” ganhou roupagem pop-rock. E foi finalizada por Omid Burgin, que fez questão de masterizar o tema.

Os alunos foram acompanhados ao longo dos trabalhos por Dennis Zasnicoff, coordenador do módulo de Áudio do Ressoar Multimeios. Ele é ex-aluno da Audio Academy, que começou carreira na própria academia, antes de ser encaminhado para estágio no Baselcity, um dos melhores estúdios da Suíça. “Em 2006 fiz quase todos os cursos na Audio Academy e sabia que aqui seríamos bem recebidos. Esta foi mais uma oportunidade de levar a turma para conhecer os processos da produção musical na prática, objetivo principal de nosso curso”, explica Dennis.

Os estudantes saíram ansiosos. Marcelo ainda foi presenteado por César com o pacote de cursos de Composição. “Eu aprendi música sozinho, comecei com o teclado, mas não tive oportunidade de fazer uma escola de música. Depois fui pegando outros instrumentos. Nem imaginava que aqui também era uma escola. E ainda me dei bem: ganhei até curso de Composição do César”, contou satisfeito.

No dia 21 deste mês, “Atrás de Um Sonho” será apresentada na cerimônia de formatura dos 110 formandos do Ressoar Multimeios. Nós da Audio Academy esperamos que esta seja a primeira turma de muitas beneficiadas pelo instituto da Rede Record.

 

Abrir chat
1
Receba um atendimento personalizado!
👋 Faça um atendimento personalizado com Omid Bürgin (anteriormente Engenheiro de Áudio no Paramount Recording Studio, eleito o melhor Engenheiro de Áudio do Brazil, etc.).

1. Por favor, informe seu nome e e-mail.
2. Se possível, por favor descreva seus interesses ou ambições profissionais em Áudio e Produção Musical e o que já estudou ou fez nesta área.

Responderei à noite, devido ao fuso horário. Atualmente, estou trabalhando na China, onde os maiores projetos acontecem no momento! :)

Até em breve.

P.s. Não deixe para amanhã, o que você pode fazer agora! Lembre-se do provérbio chinês: Uma jornada de mil milhas começa com um único passo...