Certificado DRT

Todo conteúdo e imagens desta página fazem parte dos cursos da Audio Academy e foram aqui agregados para divulgar nosso trabalho. Em nossos cursos você pode aprender como desenvolver o seu próprio projeto de acústica. Se você deseja fazer um projeto ou deseja se inscrever em um dos nossos cursos e não esta conseguindo fazer a inscrição via site, entre em contato.

Leading Digital Post - Maior Post Production Studio da China

Estúdios Internacionais Subsidiados por Governo

Leading Digital Post – Maior Estúdio de Post Production da China

Leading Digital Post é um Complexo de Estúdios para Pós-Produção de Cinema em Xangai, na China. O Complexo havia sido projetado com diversos problemas acústicos. A Audio Academy foi chamada para fazer um diagnóstico dos problemas e refazer todo o Projeto de duas Salas ADR, do Foley Studio e de quatro Salas Técnicas.

Primeiramente, estudamos o isolamento dos ambientes, verificando os principais pontos de vazamento entre as salas. Assim, pudemos verificar a necessidade da substituição de diversas portas e janelas e de alterações em paredes e forros.

Posteriormente, trabalhamos a acústica interna levando em consideração as necessidades de cada sala para o produto final Cinema. Nas salas de captação, foi necessário corrigir o tempo de reverberação por completo. Tornamos as salas mais flat e trabalhamos os materiais para chegarmos no tempo de reverberação adequado. Também eliminamos problemas de Flutter Echo com difusores cuidadosamente posicionados. Nas Salas Técnicas, foi necessário alterar completamente o Layout, corrigindo o posicionamento dos monitores e adicionando painéis defletores, absorção de frequências graves e difusão.

Estúdio de Pós Produção Internacional

Estúdio de Pós Produção InternacionalEstúdio de Pós Produção Internacional

Estúdio de Pós Produção Internacional

Estúdios Internacionais Privativos

KerSound – Post Production em Xangai

KerSound Studios é um estúdio especializado em Pós-Produção localizado em Xangai, na China. A Audio Academy foi chamada para Projetar o Dubbing Stage com a configuração 7.1. A sala foi projetada para atender às diversas demandas do espaço, possibilitando a acústica perfeita para o técnico da sala e, ao mesmo tempo, possibilitando que os clientes consigam acompanhar o trabalho com excelente resultado sonoro.

O cliente solicitou o uso de painéis de madeira em algumas das paredes, o que fez com que o tempo de reverberação subisse. Para controlá-lo, balanceamos a sala utilizando Sound Baffles e diversos pontos do forro do estúdio.

Estúdio de Pós Produção Internacional
Estúdio de Pós Produção Internacional
Estúdio de Pós Produção Internacional


Complexo estudio de gravação profissional

Complexo de Estúdios Profissionais

Complexo de estúdios de gravação em Goiania

Este caso apresentava a melhor condição para se fazer um projeto, dois terrenos livres podendo ser totalmente aproveitados para o estúdio. O programa inicial deste projeto era de um complexo de salas de gravação em dois pavimentos. Porém o alto custo de se construir dois níveis isolados acusticamente inviabilizaria sua execução.
Nossa proposta era a de duas salas grandes e que pudessem ser eventualmente aproveitadas simultaneamente em gravações maiores, assim nasceu o partido de se cruzar os dois estúdios e permitir que os visores entre eles se comunicassem. Além disso, a sala técnica de um dos estúdios deveria comportar uma mesa de 3 metros de largura, o favorecia uma sala com bom volume, mas gerou mais cuidado no uso dos materiais e cálculo do tempo de reverberação. Outro pedido do cliente, que trouxe ótimos benefícios estéticos e de ambientação, foram os visores da técnica que vão até o chão.
O espaço também abriga cozinha, banheiros, salas de estar, escritórios e estúdio fotográfico, além de um jardim que circunda toda a construção, e pode ser visto de dentro do estúdio.

Estudio de Gravacao Profissional - Recording Studio Complex

Estudio de Gravacao Profissional - Recording Studio ComplexEstudio de Gravacao Profissional - Recording Studio Complex

estudio de gravacao profissional em residencia

Estúdio Profissional em uma Residência

Estúdio Profissional para uma Residência

A área para desenvolvimento desse projeto é muito privilegiada, um terreno de esquina frontal a um vale onde de se tem a vista de toda a cidade onde se situa a residência. O programa do projeto é, no entanto, bastante complexo, principalmente por se tratar de um anexo a uma residência existente, onde além da exigência do cliente de se manter o mesmo partido da casa, não poderíamos ultrapassar o nível da piscina (que se encontra no aclive do terreno) e tirar dela toda a vista da paisagem. Além do estúdio, a área deveria abrigar um home-cinema, academia, spa, área de convívio com um bar e uma garagem para dois carros.

O projeto do estúdio privilegiou (além da acústica) a ambientação dos músicos e a relação entre os espaços, pois além dos Iso’s convergirem para um grande estúdio, todos tem comunicação visual entre sí e acesso à vista para o exterior. Além disso, há um lounge e lavabo servindo exclusivamente ao estúdio, e inclusive com pontos de áudio para captação.

Estudio de gravacao profissional em residencia
Estudio de gravacao profissional em residencia
Estudio de gravacao profissional em residencia

Projeto Acustico

C-52

Canal 52 – Um complexo de estúdios especializado em Acústica para Orchestra e Percussao

O projeto do Canal 52, estúdio no ABC paulista, foi elaborado e executado pelo Audio Academy com a acústica especialmente pensada para acolher os bateristas mais exigentes. “Ao idealizar o projeto, tive um alto grau de exigência. Já trabalhei com muitos músicos e gravei em diversos estúdios, tendo com isso reunido dicas daqui e dali”, diz Cláudio Baeta, dono do estúdio e baterista atualmente trabalhando com o cantor Leonardo.

Ao todo, o Canal 52 possui um “combo” de duas técnicas e duas salas de gravação interligáveis. Esta característica foi decisiva para que o estúdio pudesse receber os 34 músicos da Orquestra Sinfônica de São Bernardo, em gravação ao vivo.Acusticamente, o estúdio foi planejado para propiciar uma boa difusão em todo o timbre espectral graves, médios e agudos, visando à riqueza sonora da bateria, um multiinstrumento que vai do bumbo até o tonton, caixa, timbau e pratos, cada um com seu registro específico.

C-52 C-52 C-52

Estúdio profissional em Bauru

Estúdio Profissional – nova referência acústica em Bauru

Situado em Bauru, este estúdio foi planejado para um terreno em que já existia uma casa, limitando a área que poderia ser aproveitada, não só para o Estúdio, mas também para qualquer infra-estrutura de apoio a ele. Quando se constrói um espaço para gravação, não podemos abrir mão de um espaço de convívio e principalmente infra-estruturas básicas como banheiro e copa, esses detalhes são fundamentáis no momento em que um músico escolhe o lugar onde vai ensaiar e fazer suas gravações.

O espaço projetado privilegiou o máximo de área possível para a técnica ter o maior volume e o melhor tratamento acústico. O estúdio cedeu uma considerável parte para o Iso de Bateria, o que possibilita as gravações de melhor qualidade, e aproveitou-se o estreito corredor de entrada como Iso para solista. Todo o espaço restante foi aproveitado para o estúdio, inclusive a estreita sala de máquinas, que receberá tratamento de absorsão para servir como “armário” para gravações de baixo, por exemplo.

C-52
C-52
C-52
C-52

Estudio Codimuc

Codimuc

Remodelagem Acústica de um Estúdio de Gravação existente

Situada na cidade de Cachoeira Paulista, a Codimuc é uma gravadora voltada para o segmento católico, e desde a sua fundação primou sempre pela qualidade em suas gravações. O que incluiu numa reforma em toda instalação acústica de seu estúdio, porém, sem interferir na construção existente.

A complexidade do projeto foi trabalhar um espaço que necessitava de grandes mudanças sem que elas ocorressem fisicamente. Assim, a solução foi inverter o layout existente e criar elementos como bass-traps, tube-traps, filtros de helmholtz e difusores que não havia na sala, usar placas de madeira direcionais e um painel na parede para os monitores de mainfield e assim chegar ao melhor resultado dentro limitações impostas.

Codimuc
Codimuc
Codimuc
Codimuc

Estudio de Garagem

Estúdio em uma Garagem

Sala de Ensaio e Estúdio em uma Garagem

Este projeto é um caso típido das salas de ensaio quem todos estamos acostumados a ensaiar, literalmente uma garagem. Na sala já havia o tratamento com absorção, que é o mais comumente utilizado, erroneamente com a intenção de se “isolar” acusticamente o espaço. Nossa proposta foi tirar partido dessa absorção existente, sem que o cliente tivesse prejuízo do material já instalado, aplicando o resultado de uma pesquisa nossa na Suíça. A exigência principal do cliente era que a sala fosse um híbrido de técnica e estúdio, a outra, era que os painéis pudessem ser aproveitados numa eventual mudança, ambas foram atendidas. Abandonou-se a idéia de isolação acústica pelo alto custo que isso poderia gerar e partimos diretamente para o tratamento da sala. Numa pré-medição, realizada antes da execução da mesa (projeto em andamento), o superou as espectativas do cliente, que agora tem uma sala extremamente equilibrada.

Estudio de Garagem
Estudio de Garagem
Estudio de Garagem

Estúdio para Bateria em um Apartamento

Home-Studio em um apartamento

Nunca deixamos de executar um projeto por considerá-lo simples demais ou muito complexo, para dizer a verdade os desafios sempre nos atrairam mais. Por esse motivo, quando nosso cliente nos propôs executar sua sala de bateria em seu apartamento num bairro residencial de alto padrão de São Paulo, consideramos o programa do projeto como o de um home-studio comum, apenas com ênfase na isolação, pois mesmo o vizinho mais sensível não poderia perceber que alguém está tocando bateria às 3:00 da manhã de qualquer dia da semana.

Quem tem experiência com estúdios sabe como isso é difícil de se conseguir, neste caso ainda tinhamos o agravante de ter cargas limitadas a serem acrescidas no pavimento, uma parede de divisa com o quarto do vizinho e outra com a estrutura vertical do elevador. Estava no programa um grande visor que permitisse que o estúdio fosse visto da piscina e a cidade iluminada de dentro dele.

 Studio e Sala de Ensaio de Bateria
 Studio e Sala de Ensaio de Bateria
 Studio e Sala de Ensaio de Bateria

Home Studio

Home-Studio em Itu

Homestudio – layout otimizado

O cliente procurou a Audio Academy quando sua casa já estava praticamente pronta, com a maioria dos ambientes definidos e construídos. Isso torna o projeto mais limitado acústica e espacialmente, porém, é dessa forma que se encontram a maioria dos ambientes quando se pensa em procurar um projeto de tratamento de acústica, o cliente já possui o ambiente construído e necessita aproveitar ao máximo seu espaço existente.

Dentro das possibilidades predeterminadas, desenvolvemos diversos estudos buscando otimizar o espaço da melhor forma dentro das necessidades solicitadas. Neste caso, foi valorizada a sala técnica e o posicionamento da bateria dentro da sala. Sacrificanto um pouco o tamanho do estúdio para valorizar a qualidade do som dentro da técnica e possibilitando que a bateria tivesse piso desacoplado do resto do estúdio, tratamento acústico personalizado e peças ajustáveis.

Home Studio
Home Studio
Home Studio
Home Studio

Projeto Acústico na Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP)

Auditório para pesquisa Etnomusicológica e Apresentaçoes

O auditório foi uma iniciativa do Departamento de antropologia da USP que precisava de um espaço para apresentar suas gravações e documentários feitos em campo, além do uso didático dos materiais de Etnomusicologia. As medições e diagnosticos feito pela Audio Academy mostravam dois problemas principais: a falta de projeção acústica e o nível de ruído muito alto, gerado pela própria platéia (alunos). A sala foi concebida para apresentações em surround, tendo placas de deflexão para aumentar o initial delay gap, guiando o som para os difusores traseiros e assim criar uma sala com uma acústica homogênea.

Para diminuir o nível de ruído interno, foram instaladas placas de absorção broad-band no teto, aproveitando as cavidades da estrutura de concreto existente. Os armários existentes tambem foram incorporados ao projeto procurando a equilibrá-los com a acustica proposta, isso foi importante para manter o palco sonoro da audição e o eixo simétrico do estéreo.

Projeto Acústico na Universidade de São Paulo
Projeto Acústico na Universidade de São Paulo
Projeto Acústico na Universidade de São Paulo
Projeto Acústico na Universidade de São Paulo

Acústica de Igreja

Igreja Coreana

Igreja e Centro Cultural Coreano – São Paulo

O projeto tinha como objetivo integrar Acústica, Áudio, Elétrica, Ar Condicionado e Segurança com um projeto de valor estético. Depois ter solucionado os problemas de isolação, a arquitetura foi redesenhada para trabalhar junto às peças acústicas. A projeção dos sonofletores foi otimizada junto ao tempo de reverberação adequado.A rede elétrica precisava ser toda re-projetada para assegurar aterramento, proteção de eletromagnetismo e limpeza dos harmônicos.

Os projetos de Ar Condicionado, Alarme, Telefonia e Segurança foram todas integradas para não introduzir ruído elétrico ou acústico. As soluções adaptadas eram baseadas na angulação correta, baseando-se em maquetes criadas para cuidadosamente estudar os ray-tracing.

O desafio era possibilitar que todos ouvissem com inteligibilidade, incluindo os lugares abaixo dos mezaninos. O tempo de reverberação deixou margem para possibilitar apresentações com voz, como em bandas musicais. Para assegurar um som mais musical e caloroso foi projetado um bass-ratio de 1.4.

Acústica de Igreja
Acústica de Igreja
Acústica de Igreja

Acústica de Técnica

TONMEISTER MASTERING

Técnica de Masterização – Audio Academy

Desenvolvida para ser sua sala particular de trabalho, a Técnica C e a primeira sala de um complexo de estúdios onde a nossa equipe aplica suas pesquisas e os fundamentos de acústica conforme conheceu na pratica desde sua experiência em Los Angeles e na Europa e como ensina em seu curso no Brasil.

A estrutura do Audio Academy foi planejada para conciliar funcionalidade e estética. O objetivo é oferecer condições favoráveis a um trabalho ao mesmo tempo agradável e produtivo. A sala possui 20m² e sua isolação e feita com pisos e paredes flutuantes, totalmente desacoplado. Possui tratamento acústico ajustável com tempo de reverberação entre 0.8 e 1.8 seg, tratamento broad-band com uso de sound baffles, parede de difusão e uma invejável vista para a cidade.

Acústica de Técnica
Acústica de Técnica
Acústica de Técnica

Acústica de Home Theaters

BOCC

Home-Theater

Projetos de Home-Theaters passaram a ser comuns depois que começamos a nos interessar por salas de Audição Crítica, principalmente porque clientes mais exigentes não se satisfazem apenas com um bom equipamento, procuram fazer a instalação elétrica adequada e principalmente uma sala acusticamente personalizada.

No mercado existem inumeras soluções para tratamento acústico “do-it-yourself”, porém seu uso inadequado tende a prejudicar mais do que qualificar o som num ambiente, é fundamental o desenvolvimento de um estudo que analise de forma mais abrangente as necessidades e caracteristicas da sala.

Um ponto importante a ser lembrado é que nossa preocupação ao fazer um projeto de tratamento acústico não está apenas na questão técnica de se criar um ambiente equilibrado, mas buscamos criar no espaço a melhor ambientação e estética que valorize o ambiente e satisfaça o cliente.

C-52
C-52
C-52
C-52
C-52

Acústica Modular - Loudness

Acústica Modular

Acústica móvel para gravaçoes em local.

O sistema de acústica modular da Audio Academy cria um sistema de monitoração com fidelidade e pode transformar qualquer ambiente em salas acusticamente balanceadas. Este sistema permite ouvir claramente imagem, tonalidade e outras nuanças no trabalho fonográfico de mixagem e aumenta, especialmente, a eficiência em criar uma mixagem confiável e de qualidade profissional.

O sistema consiste em três unidades: duas unidades laterais de absorção e uma unidade de fundo de difusão. Cada unidade está composta de vinte peças, totalizando sessenta peças, 10 Omnifusers, 10 Skylines, 20 Absorvedores Porosos e 20 Absorvedores de Membrana (Basstraps).

Acústica Modular - Loudness
Acústica Modular - Loudness
Acústica Modular - Loudness
Acústica Modular - Loudness


Coração Ampliado!

Poder falar sobre a ampliação do Departamento de Projetos nos dá imenso orgulho. Isso porque ele foi, por muito tempo, o coração de nossa entidade e responsável pelo início das atividades da OMiD Academia de Áudio no Brasil.   Deste departamento saíram os maiores projetos de excelência do país, incluindo a sala acústica da USP: […]

Estúdio de Excelência Executado em Santo André

Quando André Bueno da Silveira procurou a OMiD International Academy para fazer seu estúdio, tinha como objetivo um ambiente que primasse pela qualidade. Deveríamos aproveitar ao máximo o espaço disponível criando uma sala técnica com bom espaço, antecâmara e Iso de solista, além do próprio estúdio que deveria comportar uma banda com cinco integrantes.

Aluno da Omid construíra Home-Studio em São Caetano

Fazer projetos para alunos é prática constante. Nosso Departamento de Projetos foi acionado para projetar uma solução acessível, prática e eficaz. O estúdio possui pequenas dimensões, o que é bastante comum no segmento, dificultando ainda mais o controle de modos ressoantes a área de audição. Uma medição acústica completa detalhou os problemas mais críticos, guiando […]

Auditório da FFLCH USP será reformado

Executado em 2001, o principal auditório da FFLCH da Universidade de São Paulo deverá ser reformado ainda em 2008 Por Luiz Guilherme Martinelli, Departamento de Projetos São Paulo, Maio 2008. Originalmente projetado em 2001 pela OMiD a sala 24, como é conhecida, tinha o carinho especial dos alunos da faculdade e era o principal espaço […]

OMiD vence concorrência para Auditório em Piracicaba

Após uma longa espera, OMiD vence a concorrência para um projeto de um Auditório na Cidade de Piracicaba Por Luiz Guilherme Martinelli, Departamento de Projetos   São Paulo, Maio 2008. A Prefeitura da cidade de Piracicaba através da IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) realizou uma concorrência no mês de abril para a […]


Notícias de Destaque


Projeto Acústica

Notícias de Casa // Informativo

Acústica: aconchego e bem estar.
ano IV No. 14, p. 2. 2007. Procellanato Biancogres: São Paulo

O departamento de Projetos da Audio Academy recebeu menção especial no informativo mensal da Biancogres, uma fábrica de porcelana muito recononhecida no Brasil. O artigo enfatiza a importância do isolamento e tratamento acústico como parte do planejamento arquitetônico.
Também explica, como projetos acústicos normalmente se limitam a comprar produtos de tratamento acústico pre-abricados. Agora, com os esforços da equipe da Audio Academy métodos mais adequados podem ser usados, assim elevando a acústica residencial para um nível internacional.


Projeto Acústica

Portal DSPA // Website de Publicidade

Z.Y.B. compõe novo cenário – Z.Y.B. Produções Musicais. ÓIA – Notícias Do Mercado Publicitário,
Portal DSPA – idéias, planejamento e design. http://www.dspa.com.br, acesso 8 de Junho 2006.

Para desenhar o novo Z.Y.B., Cedric Marinho procurou a Audio Academy, uma empresa de São Paulo especializada no desenvolvimento de estúdios de gravação.

Porque fazer um Projeto?

Orce seu Projeto aqui:

 

Você tem um projeto? Sabia que o projeto somente representa entre 10-20% do custo total de execução de obra e que normalmente este custo esta sendo recuperado por ter um projeto? No outro lado, somente com um projeto acústico, você terá certeza que as especificações acústicas corretas estão sendo implementadas, que vão economizar horas e dinheiro futuro, fazendo gravações, mixagens ou masterizações!

"Autor de vários projetos de acústica para estúdios de som de grande e médio porte, auditórios e igrejas, conquistou grande credibilidade neste setor. Sempre atualizado com as últimas pesquisas e tendências internacionais, incorpora aos projetos sua experiência adquirida no exterior, adaptando-os criativamente a realidade brasileira."
ProMusic, 2005

A equipe da Audio Academy está sempre conectada com as últimas tendências nacionais e internacionais em acústica, áudio e música. O objetivo permanente é conciliar, de forma inteligente, a pesquisa de ponta e o conhecimento com as especificidades e demandas do mercado nacional.

A busca pelo equilíbrio entre acústica, conhecimento e equipamento são uma constante em todos os cursos e serviços prestados pela Audio Academy. Desde isolamento, reverberação e initial delay gap até colocação de microfone e cuidadosa pesquisa de materiais, tudo é minuciosamente revelado, em sua importância, para clientes e alunos.

Para mais informações consulte o PDF abaixo.

Projetos de acustica. Construcao de estudios. Tratamento acustico de ambientes. Home studios. Salas de estudo. Salas de concerto. Isolamento acustico. faça o download do portfólio de Projetos de Audio e Acustica em PDF.