O que um produtor faz?

“O que um Produtor faz?” Esta pergunta tão simples na verdade possui uma resposta complexa. É, possível fazermos um paralelo com um diretor de filme.

Realmente não existe uma resposta tão simples, parte por ser uma profissão mais dos “bastidores”, parte por ser uma função que varia muito para cada profissional, época e contexto.

Vou colocar o meu ponto de vista.

Eu vejo o produtor musical (e procuro trabalhar dessa maneira quando produzo) como uma espécie de diretor cinematográfico.
Veja, a produção de um filme tem diversos aspectos, fases, profissionais, competências, especialidades. Atores, iluminador, câmera, diretor de fotografia, compositor de trilha sonora, maquiador, roteirista, etc etc.
Cada profissional tem uma função bastante definida e, em teoria, é espcializado nessa tarefa. Isso significa que ninguém melhor do que ele para executá-la, mas tbm significa que ele provavelemente não pode (e nem deveria) ir além da sua função.

Pois bem, como “gerenciar” toda essa quantidade de talentos e tarefas de maneira que o resultado final ( o filme que assistimos) passe de fato a mensagem que ele se propõe?

Na maioria das vezes, é o diretor que tem essa função.
Muitas vezes, o diretor não é um excelente ator, nem um especialista em efeitos especiais. Mas com certeza é alguém que tem uma visão completa sobre o processo de “produzir” um filme. É alguém que sabe direcionar e extrair o máximo dos outros profissionais.

E principalmente ele não deixa que o “todo” se perca e o objetivo final do filme não seja alcançado. Ele sempre tem em mente o produto final. E muitos vezes foi ele (ela) mesma que o concebeu.

Resumindo, o produtor musical deveria ter uma visão clara do objetivo da música (ou obra musical = CD etc.) e coordenar as diferentes fases da produção para atingir esse objetivo.
Para isso, é muito importante que o produtor tenha conhecimentos sólidos tanto do lado artístico como técnico.

Aprofundando a metáfora Produtor e Diretor de Cinema

Muito antes dos artistas entrarem no estúdio para gravar, o produtor musical já trabalhou as músicas  na pré-produção. As composições seriam os roteiros para o cineasta. E otimizou aspectos como contorno emocional, instrumentação , letras, forma – utilizando-se ou não de outros profissionais. No estúdio, o Produtor garante que as performances e captações estejam de acordo com a proposta. Para o produtor, tem-se os instrumentistas e técnicos, além da acústica. Já o diretor trabalha com a atuação, fotografia e cenário.

Na mixagem, supervisiona as edições e mistura dos elementos. São estes: a mix, efeitos, palco sonoro e sonoridade. Isso é como o corte de cenas, reposição de diálogos, duração e ordem das cenas, drama, suspense.

Por fim, na masterização, o Produtor procura garantir que a música editada tenha uma apresentação excelente para o usuário final. É como na pós-produção dos filmes. Há ajustes de cor, brilho, contraste, formato da tela, autoração de fitas e DVDs, início, títulos, final.

 

Para maiores informações sobre Áudio ou sobre cursos, entre em contato conosco, por aqui.

Abrir chat
1
Receba um atendimento personalizado!
👋 Faça um atendimento personalizado com Nando Alck, ex-aluno da Audio Academy formado com nossa mais alta Distinção Acadêmica: Summa Cum Laude.