Mais para o Music Business!

Curso de Music Business

Um Curso de Music Business pode responder a algumas questões frequentes. Por exemplo: “Como lançar um CD da sua banda? Como conhecer sobre Direitos Autorais? Como produzir outras bandas? Como montar um selo independente? Como fazer uma carreira como intérprete? Como tentar a carreira de compositor? Como ser um produtor musical? Como trabalhar em estúdio?”

Foram estas as freqüentes perguntas de nossos alunos que, em 2005, nos motivaram a criar o primeiro curso de Music Business do Brasil, e que agora prepara-se para entrar em 2010 amplificado: mais conteúdo para músicos, agentes de cultura e, interessados, em geral, aprenderem a dominar as facetas, o backstage do mundo da música!

Detalhes do curso

O curso, de 12 semanas, passa agora a ser de 2 anos, podendo o aluno antecipar sua conclusão, dependendo de sua necessidade. Isso, claro, com a interação, apoio e a troca de experiências do staff internacional da OMiD: os mais renomados profissionais do mercado.

“Com a extensão do curso de Music Business o aluno vai ficar ainda mais por dentro de como funciona esse negócio, que tem características muito diferentes de outros mercados”, diz Magda Pucci, uma de nossas professoras, além de cantora, compositora e arranjadora, diretora musical do grupo Mawaca e diretora da Ethos Produtora de Arte e Cultura.

“Estar em nosso espaço possibilita conhecer pessoas com experiências diversas, muitos alunos que já trabalham na área, sem contar o network entre professores e todos os profissionais da OMiD: todas vivências muito importantes para quem quer seguir a carreira executiva na música –  estar nesse meio”, ratifica.

Curso mais detalhado

A OMiD international audio academy quer continuar levando sua missão a frente, a de integrar. “Podemos oferecer agora, um curso mais detalhado, com mais aulas práticas e integração entre: alunos, a academia, o selo, editora e gravadora, projetos já em andamento também para este 2010!”, comemora Omid Bürgin. “A especialização orientada dá condições para que nosso aluno possa estagiar já aqui, na academia, seja qual for a orientação que ele queira seguir”, explica.

Mas, nas palavras de Cazuza, “o tempo não pára”, e vamos nos manter à frente dos cursos de Music Business que vieram depois de nós no país! Por que?

Em 2011 entra em funcionamento o curso Complementar de Music Business, que nos dará suporte para poder oferecer certificado para os alunos já graduados nos módulos regulares.

Conteúdo direcionado

O Curso Complementar de Music Business vai oferecer conteúdo direcionado e os alunos terão assessorias individuais agendadas a cada dificuldade encontrada em aula ou, no exercício de sua atividade em campo.

Por isso, mais uma vez nós, da OMiD international audio academy estamos satisfeitos por poder lhes dar antes nossas notícias! Felizes pela estrutura criada nestes 10 anos para poder concluir cada projeto com êxito.

Agradecemos cada pessoa, cada instrumento que passou por nossa história para que pudéssemos construir nossa equipe sólida, motivada pelo mesmo objetivo: desenvolver a música no Brasil em todas as suas escalas, esta manifestação artística cuja importância muitas vezes não é dada neste país, criativo demais, por si só!

Confira nosso corpo docente e os módulos do curso:

CORPO DOCENTE

  • Alexandre Fontanetti: Produtor Musical (Rita Lee, etc.)
  • Andrea Colmatti: Promotora Artística (Trama)
  • Christiane Oliveira: Professora ECA/USP
  • Fabiana Lian: Organizadora de Shows Internacionais
  • Guilherme Carboni: Advogado de Music Business e especialista em Direitos Autorais
  • John Telfer: Music Publisher
  • Juan Wallace: Produtor Musical e especialista em Produção Independente
  • Karina Guerreiro: ECAD
  • Magda Pucci: Cantora, compositora e arranjadora, diretora musical do grupo Mawaca e diretora da Ethos Produtora de Arte e Cultura
  • Maurício Bussab: Fundador e diretor da Tratore –A Distribuidora dos Independentes
  • Produtor Feio: Produtor Musical (Chitãozinho e Xororó, Daniel, Sandy e Júnior, etc.)
  • Pedro Carneiro: Advogado de Music Business e Direitos Autorais
  • Tiago Barizon: da Barizon Identidade Musical

NÍVEL I

IMB101 – Introdução ao Music Business e Produção Cultural:

serão resumidos todos os aspectos abordados ao longo do Curso de Music Business, desde a definição de objetivos e metas de projetos, o traçar de um planejamento, auto-gerenciamento de produções independentes, domínio das leis de incentivo, inscrição em editais culturais, produção e participação em feiras e festivais, até a inserção de conhecimentos referentes às questões jurídicas e financeiras relativas ao seu projeto em âmbito nacional e internacional. Para isso, é necessário aprender a utilizar planilhas de custos, trabalhar com orçamentos, criar cronogramas de trabalho e fazer planos de mídia e marketing.

IMB102 – Produção Musical:

se ocupará dos caminhos que podemos trilhar para a produção executiva de um CD independente. Vai mostrar como estabelecer estimativas orçamentárias nas etapas da produção de um CD (produção musical; gravação; mixagem; masterização), assim como formatar projetos para captação de patrocínio; relações jurídicas, autorizações e contratos; acompanhamento da produção do encarte e da capa de um disco; geração de ISRC; análise das condições de prensagem, domínio do processo de distribuição e controle de vendas.

Distribuição Musical:

neste módulo você também aprenderá como funciona a distribuição musical independente; como ocorre a divisão dos valores para o produtor fonográfico, para o distribuidor e para o artista, entre outros assuntos. A distribuição, um dos elos que ligam o artista a seu público, tem passado por profundas transformações, não só por conta do advento da música digital, mas também pelas oportunidades que a Internet oferece, principalmente aos independentes.

IMB103 – Marketing e Produção de Shows:

aqui, serão abordadas as diferentes etapas de uma produção independente, tais como: produção executiva de shows, gigs, concertos, apresentações, critérios e dicas básicas para os contatos profissionais, definições de condições técnicas, acertos burocráticos e divulgação de projetos.

Neste módulo você aprenderá como preparar o material promocional de um grupo, fazer contatos com festivais, teatros e instituições; envio de material promocional, critérios básicos para compreensão dos mecanismos de ação com instituições; follow up e criação de novos projetos. Você saberá como organizar a equipe técnica, a logística dos shows, agenda de ensaios, acertos burocráticos, e divulgação do mesmo.

Também serão apresentados aspectos referentes à produção de shows no exterior usando recursos alternativos que não estejam atrelados às estruturas de marketing das gravadoras comerciais. Isso inclui a preparação do material promocional em diferentes línguas, a contratação de um profissional local para fazer contatos com festivais internacionais e como se portar diante de outras realidades.

IMB104 – Direitos Autorais:

visa transmitir os conceitos fundamentais dos direitos autorais e direitos conexos, com base na legislação brasileira e nos tratados internacionais. Serão abordados, principalmente, os aspectos conceituais, o conteúdo (direitos morais e patrimoniais), o prazo de proteção, a titularidade e as limitações desses direitos.

Se você tem um projeto de caráter cultural de abordagem menos comercial é preciso que conheça os prós e contras das leis de incentivo existentes no Brasil; saber como proceder nos editais de cultura, como formatar projetos para essas leis e captar recursos para os mesmos. Nas aulas de Leis de Incentivo abordaremos os desafios do trabalho com as Leis de Incentivos e Editais, analisaremos as leis disponíveis, os editais de cultura, a formatação para lei, a captação de recursos e a execução do projeto.

IMB105 – Music Publishing:

mostra como os compositores podem receber royalties dos vários usos de suas composições. Music Publishing é voltada para músicos que queiram compreender como se organizar em relação a publicação das suas músicas, num esquema diferenciado, sem depender de grandes music publishers.

Music Publishing e outros Mercados:

trabalha com a relação entre compositores, artistas e a utilização por terceiros de suas respectivas composições para efeito comercial em filmes e publicidade em terreno nacional e internacional. Assuntos como: supervisão e emissão de songbooks, partituras de artistas, aspectos contratuais em direitos autorais, execução pública e ECAD também serão abordados, assim como, a violação de direitos autorais na Internet, novas tecnologias e DRM.

NÍVEL II

IMB201 – Especialização Orientada

IMB201 – Intership OmiD

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