Canal 52 – Estúdio do Claudio Baeta, Baterista do Leonardo

Canal 52, do baterista do Leonardo, Claudio Baeta

São Bernardo, Julho 2002. O projeto do Canal52, estúdio no ABC paulista, foi elaborado e executado pelo OMiDstudios. A acústica foi especialmente pensada para acolher os bateristas mais exigentes. Segundo Cláudio Baeta, dono do estúdio, Canal52.

A acústica para bateria geralmente é mais complicada. Nosso desafio era projetar uma sala grande, ajustável. Deveria adaptar-se tanto à bateria quanto a outros contextos acústicos e musicais”, diz o projetista Omid Bürgin, coordenador do projeto.

Além disso, o estúdio precisava ser o maior possível sem prejudicar o espaço da técnica. “No Canal52, a técnica chega ao limite mínimo do tamanho de uma técnica profissional, sem prejudicar a qualidade”, explica Bürgin.

Acusticamente, o estúdio foi planejado para propiciar uma boa difusão em todo o timbre espectral – graves, médios e agudos -, visando à riqueza sonora da bateria, um multiinstrumento que vai do bumbo até o tonton, caixa, timbau e pratos, cada um com seu registro específico.

Para tornar o ambiente adaptável a diferentes contextos musicais – o Canal52 (dizer sobre estilos com que trabalha o estúdio, gente, músicos/instrumentos preferenciais) -, optou-se por uma acústica ajustável, com ênfase em percussão e bateria. “Assim, pode-se mudar a absorção da sala, e através disso ajustar o tempo de reverberação de 0.8 segundos até 1.8 segundos, sendo que você pode tanto gravar coisas acústicas quanto ‘roqueiras’”, diz Bürgin.

Por fim, o supremo toque pessoal do estúdio: “a bateria, se está solo no estúdio, fica no centro da sala. Isso resulta em uma acústica que o Cláudio e outras pessoas elogiaram muito. Mas, se o baterista trabalha com outros músicos, foi elaborado um canto especial para ele, onde painéis de difusão e reflexão regulam o brilho do instrumento”, diz Bürgin. Isto tem efeito direto na microfonação, e, por conseqüência, na captação e qualidade final do som.

 

Abrir chat
1
Receba um atendimento personalizado!
👋 Faça um atendimento personalizado com Nando Alck, ex-aluno da Audio Academy formado com nossa mais alta Distinção Acadêmica: Summa Cum Laude.