OMiD promove palestra de Pure Data
OMiD international audio academy oferece Introdução ao Pure Data no 21/6 com Alexandre Porres.
Por Alexandre Torres Porres
Adotado em trabalhos de criação multimedia, Puredata (Pd) (http://puredata.info/) é um ambiente de programação gráfica. Ele permite a músicos e técnicos de áudio construir instrumentos, samplers, efeitos e ferramentas de design sonoro originais.
Da mesma família (e criador) do MAX/MSP, o Pd também se assemelha ao plug-in Reaktor, da Native Instruments, ou ainda ao antigo Moog, e seu procedimento de “patching”.
Essa palestra apresentará alguns exemplos básicos de Pd, como a construção de um simples sintetizador, além de uma mostra de pesquisas de ponta, da comunidade internacional de usuários de Pd.
Mais que um objetivo de ensinar a usar a ferramenta (tarefa difícil para tão pouco tempo), busca-se demonstrar o conceito básico de “patching”. Também se busca mostrar o poder de se gerar os aplicativos mais específicos para uma dada função. Isso é característica que tem atraído diversos artistas contemporâneos. Por exemplo: artistas de performance de música com controladores alternativos, manipulação de timbres, efeitos, dentre outros.
No que interessa ao músico e técnico de áudio, o Pd será apresentado como uma ferramenta de pesquisa e estudo. Isso possibilita a implementação de diversos conceitos de áudio digital, música eletrônica, e DSP (Digital Signal Processing). No ato de construção (patching), permite compreender melhor a técnica e teoria.
Como dizia o filósofo Giambattista Vico (1688-1744): “Somente se puder construir algo, você pode entendê-lo”.
Alexandre Torres Porres – Músico, Compositor e Pesquisador. Mestre em composição pela UNICAMP. Áreas de interesse e atuação: Música Computacional e Eletroacústica, Percepção, Música e Tecnologia, Música experimental. Atualmente cursa doutorado na USP em computação musical. Seu projeto de pesquisa atual é o desenvolvimento de aplicativos computacionais de análise (representação) e criação (manipulação) sonora.